O que é um Corpo Perfeito?


O que é um Corpo Perfeito?

Corpo esbelto, tonificado, sem rugas, sem estrias, sem celulite, com cintura definida, ancas perfeitas, seios de adolescente, ombros simétricos, pernas longas, pés alinhados, costas direitas, nádegas firmes e uns lábios sensuais?

Esta poderia ser a definição possível dentro da nossa cultura ocidental actual, desenvolvida sobretudo pelos meios de comunicação social e sem qualquer base científica que a sustente.

A noção de Corpo Perfeito é uma imagem de marca que gera biliões, sustentada por uma indústria milionária em expansão, que engloba as milhares de técnicas de reconstrução de corpo, a estética, o fitness, a indústria alimentar do "light" e um sem fim de apêndices à sua volta.

Nada contra, se for com o peso e a medida certa.

No entanto, a partir do momento em que o Corpo Perfeito começa a servir de moeda de troca para sustentar a auto estima, as relações pessoais, as relações conjugais e as escolhas e oportunidades profissionais, gerando uma busca infinita por uma coisa que não existe, torna-se imperativo levantar esta questão: até onde é que o Corpo Perfeito nos poderá controlar?

O conceito está tão enraizado na nossa cultura que nem colocamos outras possibilidades de "outros" corpos quando vemos a Publicidade, a Televisão, a cultura empresarial fortemente associada a uma "boa imagem", sendo difícil para nós aceitarmos uma heroína de um anúncio de iogurtes ou de perfumes "mais rechonchuda" ou com algumas estrias, estes sim elementos normais da espécie humana.

Se perguntarmos a indígenas da selva amazónica, a nativo das estepes asiáticas ou a tribos da africa negra, se o Corpo Perfeito, nos moldes em que a nossa cultura o define, pode ou não afectar a sua relação consigo ou com os outros ( porque é esse o nosso principal drama), provavelmente nem entenderão o sentido da pergunta.

Assim, e na perspectiva científica sem assim se pode dizer, um Corpo Perfeito deverá ser alquele que nos serve para executarmos as tarefas diárias sem dores nem dificuldades, aquele que nos consegue levar do ponto A ao ponto B sem maiores obstáculos e , sobretudo, aquele corpo que nos dá saúde, energia e bem estar.

Um Corpo Perfeito deverá servir um propósito funcional, de sáude e de bem estar e nunca funções meramente estéticas culturais.

Será o "nosso" Corpo Perfeito. Único e intransmissível. Fora de códigos rígidos, de imagens pré-definidas e de normas impostas por uma cultura de massas.

Sobretudo, o Corpo Perfeito deverá servir-nos para nos proporcionar Saúde e Felicidade...e com mais ou menos rugas ou estrias!

Marta Conceição, The Element Studio


58 views
  • Twitter Clean
  • w-facebook