Pilates MiniBall


Apesar de não ser uma criação original de Joseph Pilates, o uso da Bola nas aulas de grupo ( em especial a Fitball) popularizou-se sobretudo a partir dos primeiros anos do milénio.

Originalmente trazida da reabilitação e da fisioterapia, a Bola é rapidamente adoptada como imagem de marca do método Pilates, e, durante, alguns anos ele é exclusivamente associada a ela.

Hoje em dia, há ja a noção de que a Bola ( seja ela mini ou a maxi de fitness) não define por si Pilates e é apenas uma das muitas ferramentas de trabalho do método da Contrologia, seja em contexto de aulas de grupo, seja num trabalho mais individual.

De qualquer forma, existe uma certa ligação carinhosa entre quem pratica Pilates e este pequeno objecto, pelo facto de nos reportar a uma dimensão mais lúdica, a lembrar as brincadeiras de infância.

Fácil de transportar e de manusear, a MiniBall consegue trabalhar o corpo numa infinidade de opções de movimentos, ao mesmo tempo agradáveis e desafiantes para quem experimenta.

A sua escolha por parte dos profissionais do exercício físico é sobretudo por ser uma excelente referência de instabilidade no movimento, o que obriga o corpo a accionar mecanismos internos e automáticos de estabilidade, usando os músculos profundos dos abdominais, da coluna e da pélvis. Por esta razão, a MiniBall é utilizada com frequência na reabilitação pós operatória de uma patologia de coluna ou num programa de pós parto para justamente dar estrutura estabilizadora ao corpo.

Em aulas de grupo, e fora do contexto de populações especiais e de reabilitação, a integração da MiniBall nas sequências de movimentos de Pilates são essencialmente para trabalhar de um modo seguro e estável ( portanto sem dor) o Centro do Corpo, a Power House, dando alinhamento, precisão e dinâmica em simultâneo. Por ser uma alternativa segura de "abdominais", a população sénior é especial fã desta bolinha.

Para além da dimensão física, a MiniBall é um provoca uma sensação de um "controlo calmo e seguro" do movimento, ajudando a mente a focar-se a a relaxar , ao mesmo tempo que dá auto-estima e auto-conhecimento.

Aqui no estúdio, ela tem um lugar especial e com resultados excelentes...

Marta Conceição, professora e co-proprietária do The Element Pilates Studio

A


50 views
  • Twitter Clean
  • w-facebook