Pilates. A Medicina do Corpo.


Qual o segredo deste método que tem mudado milhares de Corpos em todo o mundo?

O que tem para ensinar e o que se descobre com ele?

Confundido muitas vezes como uma variante do Yoga, o método criado por Joseph Pilates sofreu já inúmeras adaptações ao longo dos mais de 50 anos de trabalho após a morte do criador.

A Contrologia, o seu nome original, foi sobretudo desenvolvido para criar saúde, numa época em que as meras preocupações com a silhueta (o objectivo número um do fitness actual ) ainda eram uma miragem.

Fortalecer, alongar, torcer, respirar, centralizar, focalizar são as notas de uma melodia complexa, dinâmica e fluída que põe os corpos a ensinar a mente e uma mente focada em dar instruções precisas aos corpos, num vai e vem harmonioso.

Pilates é Saúde. Náo é "Postura", termo amplamente usado para descrever o método.

Pilates é Força, Flexiblidade, Mobilidade, Respiração, Foco, Fluidez, Centralização, Precisão. É um sistema único de exercícios capaz de ensinar uma linguagem corporal complexa a qualquer pessoa, com ou sem conhecimentos técnicos. Basta treinar e sentir.

Pilates é Saúde.

O sistema imunitário físico equilíbra-se a partir do momento em que são libertadas toxinas, pelas torções e alongamentos, e quando o oxigénio entra em maior quantidade no sangue, pela força e pela respiração consciente.

A Mente focada consegue pensar melhor e com mais calma. Há espaço para mais tarefas, melhor organizadas e mais rentáveis. A Mente atenta consegue separar aquilo que serve ou que já não serve mais e tem espaço e tempo para si, porque gere as energias em excesso. A Mente fala consigo própria quando se liga ao Corpo.

Um Corpo forte dá abraços maiores e mais quentes. Enraíza os pés no chão e estica as asas do espírito para mais além. Porque consegue e se entregou a si próprio.

Joseph Pilates sabia isto e muito mais. Ensinou que a saúde se cria a partir do próprio corpo e não apenas por uma indústria farmacêutica milionária, como refere já (tão lucida e precoce constatação para a sua época) nas suas obras publicadas.

J. Pilates foi um fervoroso adepto da vida ao ar livre, da educação postural das crianças, da alimentação consciente, do aleitamento materno, da aprendizagem individual através do corpo entre outros temas que actualmente começam a ganhar espaço nos debates públicos das redes sociais.

O método Pilates não é "Postura", nem é só para senhoras de idade, como tanta desinformação teima em sublinhar. Nem tão pouco é um sistema de relaxamento e meditação (aliás, como tantas outras formas de medicina corporal como Yoga, Tai Chi, Chi Kung ou Dança injustamente remetidas apenas para o ilustre, mas limitador, segmento do Relaxamento e Meditação)

O segredo é pois um enorme bem estar, uma redescoberta de uma saúde que nunca se sentira antes e nem pensara ter aos 30, 40, 50, 60 ou 70 anos.

A permanente descoberta do ir mais além com o corpo é fundamental para um compromisso com a vida, para desdobrar caminhos e possibilidades infinitas de conhecimento, de projectos, de relacionamentos e sonhos...

Pilates é Corpo.

Pilates é Saúde para o Corpo.

É Medicina em Movimento.

Marta Conceição, The Element Pilates Studio

#pilates #estúdio #porto #saúde #exercício #consciência #mente #corpo

19 views
  • Twitter Clean
  • w-facebook